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Como começar no iFood e destacar o seu negócio no delivery?

Como começar no iFood e destacar o seu negócio no delivery?

Garanta mais visibilidade para seu empreendimento com marketing eficiente nos aplicativos de entrega.
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Jovem empreendedora consulta um aplicativo de delivery em seu smartphone.

Abrir seu próprio negócio no ramo alimentício na era digital requer adaptação para incluir essas ferramentas nos planos da empresa.

 

Com certeza você já ouviu falar no iFood, uma startup brasileira que nasceu em 2011, mas só teve seu “boom” de crescimento nos anos de 2014, 2015 e 2016. Hoje em dia, a empresa se tornou referência em delivery na América Latina, chegando a entregar mais de 65 milhões de pedidos por mês em todo o país, de acordo com a plataforma.

 

Seu modelo de negócio quebrou diversos paradigmas e inovou totalmente os padrões mercadológicos que possuíam foco no delivery. O aplicativo utiliza da tecnologia para fazer a ponte entre consumidores, restaurantes, entregadores e varejistas, para que os pedidos sejam entregues na casa do cliente.

 

Com mais de 300 mil estabelecimentos cadastrados e 200 mil entregadores trabalhando em 1700 cidades em todo o Brasil, você, empreendedor do ramo alimentício, não pode deixar o seu negócio de fora dessa plataforma extremamente consolidada e que tem crescido tanto.

 

O que é o marketing de delivery para comida?

Até aqui, já entendemos que delivery é a ação da empresa entregar a domicílio os pedidos dos clientes. Geralmente, as empresas utilizam plataformas, ou aplicativos para facilitar esse processo (algumas empresas mais tradicionais ainda preferem utilizar a ligação telefônica). Com um aplicativo específico para delivery, o cliente ganha mais independência e praticidade na hora de fazer o pedido, assim como a empresa recebe e os organiza de forma muito mais otimizada.

 

O ponto-chave de utilizar um aplicativo de delivery, para seu restaurante, lanchonete, hamburgueria, supermercado e etc, é o fato de que você pode usufruir do próprio aplicativo para fazer seu marketing de delivery. Você pode aproveitar espaços específicos dentro do App para inserir materiais de comunicação e outras formas de notificar ações promocionais, novidades do seu negócio, como descontos exclusivos, lançamentos de produtos, condições especiais e etc.

 

Além da plataforma, você pode também preparar outros tipos de ações, com panfletos, cartão fidelidade e demais opções que podem ser enviadas dentro do pedido do cliente. Este é mais um espaço que você tem para dialogar com o cliente, mandar um recado personalizado, investir em uma embalagem de entrega criativa ou até mesmo promover mais interatividade junto ao consumidor, para que ele sinta que está experienciando algo novo.

 

Como iniciar meu negócio no iFood e outros deliveries?

Existem outras plataformas de delivery, como o Rappy, 99 Food, dentre outras opções. O site “A Melhor Escolha” fez uma curadoria com os principais serviços de delivery que temos no Brasil hoje, com resenhas e explicações das vantagens e desvantagens de cada um.

 

Lembre-se que você não precisa manter seu negócio em apenas uma plataforma de delivery, mas em quantas você julgar necessário e adequado à sua empresa. Porém, abaixo vamos explicar como funcionam os planos do iFood, a maior plataforma de deliveries, e qual o seu processo para fazer cadastro.

 

Como funcionam os planos do iFood?

O iFood oferece 2 planos para você escolher qual se adapta melhor à sua necessidade.

 

iFood Básico

 

  • Sua loja no app do iFood;
  • Entrega feita pela sua loja;
  • Gestor de pedidos;
  • Ferramentas de marketing;
  • 12% de comissão sobre pedidos delivery;
  • 3.2% de taxa para pedidos pagos via iFood;
  • Mensalidade de R$ 100,00, sendo o 1º mês grátis!

 

OBS: Mensalidade para faturamentos acima de R$ 1.800,00/mês.

 

iFood Entrega

 

Você tem direito a tudo que está no plano básico mais os itens abaixo:

 

  • Entrega (delivery) com parceiros iFood;
  • Rastreio de entrega em tempo real, ou seja, mais controle do pedido pro cliente;
  • Tecnologia para gestão de tempo de preparo e entrega;
  • Atendimento iFood até a entrega;
  • Seguro contra fraudes na entrega;
  • 23% de comissão sobre pedidos delivery;
  • 3.2% de taxa para pedidos pagos via iFood;
  • Mensalidade de R$ 130,00, sendo o 1º mês grátis!

 

OBS: Mensalidade para faturamentos acima de R$ 1.800,00/mês

 

Como fazer o cadastro no iFood?

  1. Informe seus dados de contato: nome, e-mail e celular;
  2. Preencha a documentação: disponha o número do seu CNPJ ou MEI (não é possível vender apenas com CPF);
  3. Escolha um plano para o seu negócio, dentre os apresentados acima;
  4. Defina uma conta bancária: você receberá os repasses por essa conta;
  5. Assine o contrato de serviço: o iFood irá validar os seus documentos primeiro, depois você assina o contrato e configura sua loja dentro do aplicativo.

 

Principais estratégias para inovar e se destacar no delivery

Agora que você já cadastrou seu negócio em algum delivery, chegou o momento de investir em estratégias para se destacar e fidelizar seus clientes. Uma pesquisa divulgada pela GS & MD e Instituto Food Service Brasil mostrou que, em 2021, os gastos dos brasileiros com pedidos delivery subiram 24% e estima-se que o crescimento do food service de 2022 tenha sido de 28%.

 

Para te inspirar, separamos algumas ideias para você por em prática e aumentar as suas vendas pelo delivery.

 

  • Invista em divulgação

 

Se você está “migrando” parte do seu processo de venda para o mundo digital, faz sentido que divulgue isso onde se encontram os usuários de aplicativos de delivery, ou seja, na internet.

 

Portanto, divulgue essa novidade nas redes sociais da sua marca! Ressalte os seus produtos, a facilidade de compra e rapidez na entrega, disponibilize um link que dê acesso direto ao app de delivery e diversifique os canais de comunicação. Assim, você aumenta as chances de atingir seu público-alvo.

 

  • Desenvolva um cardápio digital

 

Uma parte fundamental da estratégia do delivery é estruturar e disponibilizar seu cardápio de forma digital, podendo ser dentro do aplicativo em questão ou apenas como um link para ser divulgado em outros canais. Quanto mais fácil e rápido os clientes encontrarem seus produtos e serviços, melhor será a percepção da sua marca. Lembrando que, ao disponibilizar diretamente no app de delivery, o cardápio estará integrado com o sistema que faz a gestão de pedidos, centralizando as informações em um só lugar.

 

Você também pode expandir a ideia do cardápio digital disponibilizando-o por links de acesso, ou QR codes, nos seus canais oficiais de atendimento, por exemplo, WhatsApp ou Google Meu Negócio.

 

  • A entrega é parte fundamental do seu serviço

 

Pense no que é prioridade para o cliente: que o pedido chegue dentro do prazo estabelecido, que chegue em ótimas condições, sem estar amassado ou entornado, que o entregador seja educado e por aí vai. Se você preferir, invista em uma equipe interna e exclusiva da sua marca, treine-a quanto a esses pontos e peça feedback aos clientes.

 

Há também a opção de contar com as empresas de soluções de logística, como a Entrega Fácil, que apresenta algumas vantagens e desvantagens. Por exemplo, você não precisará gastar tempo treinando a equipe, mas, ao mesmo tempo, terá menos controle de como está sendo esse processo de entrega dos produtos.

 

  • Conte com ótimos parceiros

 

É claro que o produto final faz parte da experiência, portanto, escolha bem seus fornecedores, procure empresas comprometidas em oferecer os melhores insumos, mais frescos, com alta qualidade e sabor.

 

Para isso, você sempre pode contar com a Seara Food Solutions, que contém produtos de altíssima qualidade e sempre dentro dos padrões e requisitos de biossegurança, tanto na preparação quanto na distribuição. Além de ser referência no mercado e possuir uma gama diversificada de produtos e marcas que atendem aos mais diversos segmentos de públicos.

 

  • Tenha uma relação próxima com seu cliente e o mantenha engajado

 

Esse ponto é crucial para qualquer negócio, e o ramo alimentício não fica de fora. É fundamental estabelecer canais e pontos de comunicação com esse cliente, seja por meio das redes sociais, por aplicativos de delivery, pelos chats de atendimento, ou até mesmo por meio da embalagem da sua entrega. Dá pra usar e abusar da imaginação e criatividade, criando pontos de contato e intimidade com o cliente.

 

  • Tenha ações promocionais voltadas para a fidelização do cliente

 

O delivery é um importante canal para você levar informações importantes ao cliente, já que, muitas vezes, novidades como lançamento de produtos ou campanhas promocionais passam batido nas redes sociais. Utilizando as embalagens que vão no delivery, é possível enviar panfletos comunicando essas ações – o que facilita a interação com o cliente.

 

Separamos alguns exemplos: Cartão fidelidade, ações de recompra, por exemplo “compre x vezes e ganhe uma refeição”, programa de acúmulo de pontos que podem ser trocados por um pedido, incentivar o cliente a avaliar a marca nas plataformas de delivery, valendo desconto na próxima compra, etc.

 

  • Entenda o seu público e o que poderia ser um diferencial do seu delivery

 

É claro que nenhuma ação de marketing vai ter sucesso se for direcionada ao público errado. Por isso, aqui no portal Seara Food Solutions você sempre será incentivado a conhecer cada vez mais seu público.

 

Entendendo a fundo o seu público consumidor e potenciais clientes, você estabelece ações muito mais assertivas, que vão fazer sentido e podem trazer vários diferenciais para sua marca.

 

Além disso, quanto mais informações você conseguir reunir sobre seu público, mais insights (ideias) de ações promocionais conseguirá ter. Comece pelo básico e tente colher dados como: idade, gênero, cidade/bairro, quais são os pratos/produtos mais pedidos, os menos pedidos, qual a frequência que o cliente faz pedidos com você, como ele avalia a experiência com sua marca como um todo e por aí vai.

 

Depois de algum tempo, você terá dados suficientes para conseguir entender mais sobre os hábitos de consumo dos seus clientes e fazer adequações necessárias, seja no seu menu, seja nas suas estratégias digitais, seja treinando a equipe ou explorando maneiras de fidelizar o cliente.

 

Conclusão comercial apresentando a Seara Food Solutions

O portal Seara Food Solutions é onde você encontra todo apoio que um empreendedor do ramo alimentício precisa. Trazemos notícias e reportagens importantes sobre os temas que fazem parte desse universo, nos empenhamos em oferecer conteúdos estratégicos e específicos sobre negócios e empreendimentos do nicho, além, é claro, de receitas, ferramentas, produtos e linhas diferenciadas que atendem a todo tipo de público.

 

Não deixe de explorar nosso site e tirar o máximo proveito para que seu negócio prospere cada vez mais!

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