Ficha Técnica

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Empresária usando o computador.

A ficha técnica é um documento gerencial fundamental para conhecimento e controle de custos de pratos e produtos.

 

Ferramenta essencial para gestores e líderes de negócios de alimentação e também para cozinheiros, bartenders, gerentes e compradores que buscam por desenvolvimento e qualificação profissional.

 

A composição de uma ficha técnica bem feita deve conter:

 

  • Nome do ingrediente
  • Peso bruto
  • Peso líquido
  • Fator de correção
  • Custo do insumo
  • Rendimento de receita
  • Custo final do preparo (por receita e por kg)

 

A ficha técnica com todas as informações corretas vai dar clareza no custo do prato ou porção e ajudar a definir preço de venda. Faz muita diferença para o negócio tomar decisões baseadas em dados concretos.

 

A melhor ferramenta para construção de suas fichas técnicas é o Excel, onde você consegue personalizar e salvar fórmulas.

 

Você ainda não tem clareza nos custos de seus pratos ou produtos? Comece já!
Separe as receitas dos produtos que você vende em maior volume, tenha todos os custos de ingredientes e mão na massa.

 

Conhecer seus números ajuda você a buscar melhores resultados e colocar energia no que realmente importa.

 

Planejamento para ano de 2024

 

O Planejamento é uma ferramenta que possibilita a organização de todos os passos necessários para que possamos alcançar os nossos objetivos”  Rosemary de Ross

 

Planejar significa ter clareza de onde queremos chegar e quais são as ações e atividades que precisamos executar para chegar lá.

 

E, para que a gente construa um plano, é importante avaliar histórico, aprendizados, ferramentas, pontos fortes e também quais são nossos pontos sensíveis e dificuldades.

 

Outro ponto importante é ter consciência de que a organização e a rotina são grandes aliadas no processo e na busca por resultados. Fazer mil coisas de maneira desordenada e sem objetivos claros é menos produtivo que realizar uma tarefa de cada vez com calma e foco.

 

Quebrar a barreira do trabalhar muito e assumir o lugar do trabalhar melhor é desafiador, mas é também libertador. E, pra ajudar nesse processo, criamos um guia passo a passo para que você possa construir seu planejamento de forma eficiente.

 

  1. Análise e mapeamento do ano anterior: o primeiro passo é coletar dados, mapear erros e acertos dos períodos anteriores, lembre-se de avaliar números e usar os dados como aliados.
  2. Projeção e metas: definir objetivos claros e realistas, mas que sejam desafiadores.
  3. Pesquisa de mercado e com clientes: avaliar a concorrência, necessidades dos clientes, novas tendências e ficar sempre atento às novas tecnologias que possam ajudar sua operação ser mais eficiente.
  4. Cronograma: crie uma agenda com datas e prazos para que consiga, de fato, tirar os sonhos do papel.
  5. Plano de ação: é hora de desdobrar seu planejamento em uma lista de atividades e tarefas, definindo os responsáveis por cada uma delas.
  6. Orçamento: nessa etapa você desenha todas as metas financeiras e também as verbas que a empresa tem disponível para executar compras, manutenção, ações de marketing, etc. Números são indicadores essenciais para a construção de um planejamento consistente.
  7. Acompanhamento: todo plano precisa de acompanhamento e ajustes ao longo do processo, esteja aberto para rever e adaptar sempre que sentir necessidade.

 

Lembre-se de envolver sua equipe e compartilhar com eles os objetivos e motivações do negócio. Com o time todo conhecendo o plano, a probabilidade de alcançar os resultados esperados é muito maior.

 

Agora é com você, comece ainda hoje!

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