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Como ter um negócio de sucesso no ramo alimentício?

Como ter um negócio de sucesso no ramo alimentício?

Maximize as oportunidades no setor alimentício com as dicas de gestão de negócios da Seara Food Solutions.
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Homem sorrindo, com braços cruzados, ao centro de um comércio alimentício.

Se seu sonho é ter um negócio de sucesso no ramo de bebidas e comidas, uma coisa é certa: o caminho não é fácil. Mas, também não é impossível, certo? A categoria Seara.edu se encarregou de trazer aqui para você os primeiros e talvez os mais importantes passos para dar rumo ao sucesso do seu negócio. Bora descobrir esse mar de oportunidades?

 

Quais os primeiros passos para abrir um negócio alimentício?

As primeiras coisas que qualquer empreendedor precisa pensar são: sua proposta de valor e como seu negócio pretende entregar uma “solução” a uma possível dor do cliente.

 

Quando falamos em “dor”, não quer dizer literalmente uma dor física, mas sim uma situação problemática que poderia ser resolvida com algum produto/serviço seu.

 

Por exemplo, durante a pandemia do coronavírus, milhares de pessoas passaram a trabalhar de casa. Ou seja, surgiram 2 desafios com essa situação: o primeiro foi a falta de tempo para o trabalhador preparar sua própria comida, comer e, por fim, descansar, fazendo tudo isso no seu tempo disponível para almoço. O segundo problema, para aqueles que nem sabem cozinhar, foi a questão da distância e do difícil acesso a bons restaurantes, lanchonetes e hamburguerias.

 

Uma solução que foi amplamente adotada no Brasil e que a população parece ter se adaptado muito bem foram as marmitas congeladas. Estabelecimentos, restaurantes, lanchonetes e etc começaram a oferecer marmitas congeladas com cardápios diferenciados, a preços acessíveis.

 

Dessa forma, além de resolver o problema do cliente, que passou a obter praticidade e um cardápio diferenciado, esses empreendedores encontraram uma ótima forma de inovar o modelo de negócio alimentício e de se reinventar.

 

De forma objetiva, respondendo à pergunta acima e usando como base nosso exemplo:

 

Um bom caminho para começar seu negócio alimentício é definir sua proposta de valor e o que você vai entregar aos clientes. No entanto, essa tarefa vai muito além de produtos bons e cardápios variados, hoje em dia, tem mais a ver com questões como: proporcionar uma experiência única e diferenciada ao seu público.

 

Esteja preparado e planeje-se!

Vamos combinar que não dá para querer abrir um negócio de um dia para o outro. É preciso sim se preparar e planejar. Separamos um passo a passo para te guiar nos primeiros momentos:

 

Já ouviu falar no Framework Business Model Canvas?

No mundo dos negócios, a palavra framework pode ter vários significados, mas o mais utilizado é para se referir a uma ferramenta que junta categorias essenciais para o desenvolvimento de um projeto ou de uma empresa.

 

Basicamente, define-se o que cada frente precisa trabalhar, quem será o responsável e como as frentes funcionarão de modo focado, porém, integrando todas as partes do negócio.

 

Um dos frameworks mais fácil, intuitivo e eficiente que você pode usar é o Business Model Canvas.

 

Tabela com os nove tópicos do Business Model Canvas

 

Estude seus principais concorrentes

Saiba quem são seus concorrentes diretos e indiretos. Estude seus processos, seus sites, suas redes sociais, seus cardápios, a experiência oferecida aos clientes (tem algum diferencial?) e etc.

 

Uma ótima forma de ficar a par de tudo que seus concorrentes oferecem é se passar por um cliente. Assim, você vive a experiência do seu concorrente como um todo e com um olhar muito mais maduro, do ponto de vista profissional e competitivo.

 

Faça pesquisas e entenda seu público-alvo

Você já deve ter ouvido falar sobre pesquisas de mercado e outras maneiras que foram desenvolvidas para construir e entender o público-alvo de uma marca, produto ou serviço.

 

Esses termos precisaram evoluir e tornar-se cada vez mais específicos em relação às informações que se têm sobre seu público. Assim, surgiram termos como persona e ferramentas novas, como Mapa da Empatia.

 

De maneira resumida, persona pode ser definida como a representação fictícia do seu público-alvo, clientes e potenciais clientes. A persona também pode ser construída para a equipe entender qual(ais) seria(m) o(s) cliente(s) ideal (ais) para a empresa. Apesar de fictícias, as personas precisam ser construídas com base em dados e informações reais sobre o comportamento de consumo e demais informações que a empresa julgar necessário.

 

O mapa da empatia é uma ferramenta fácil de usar, ele possibilita que você vá além do básico desenho de uma persona, trazendo ideias e insights valiosos, o que ajudará na compreensão a fundo do seu público ou cliente ideal.

 

Esse mapa funciona como um desenho, no qual são preenchidas as lacunas com informações sobre seu público. E, assim como na construção das personas, nessa ferramenta, o ideal é que as informações sejam verdadeiras e baseadas em pesquisas, porém, você também pode inferir algumas informações para deixar o mapa completo.

 

Exemplo de um Mapa da Empatia:

 

Quadro informativo sobre parâmetros de análise para públicos-alvo.

 

Frequente eventos, feiras e workshops sobre o tema

Frequentar esses tipos de eventos só tem a agregar, você conhecerá parceiros, fornecedores, clientes, clientes em potencial, e ampliará sua rede de contatos. Além disso, é uma excelente oportunidade para se tornar conhecido e literalmente dar um rosto à marca, para as pessoas associarem.

 

É comprovado que as pessoas tendem a se conectar mais com marcas e estabelecimentos que demonstram ser mais humanizados, que demonstram serem geridas por pessoas para pessoas.

 

Use e abuse do Seara Food Solutions

Acostume-se com o hábito de estar sempre se atualizando sobre o mercado. Não somente números, mas também receitas que estão fazendo sucesso, novos produtos, tendências de consumo, estratégias, opiniões de especialistas, notícias e reportagens.

 

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